A solidariedade não custa nada, faz bem à alma e liberta-nos de pensamentos negativos

31
Jan 14

 

Fundada em Vila Nova de Famalicão, por um grupo de Pais e Técnicos, no ano de 1993, a A.F.P.A.D. – Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de apoio à pessoa portadora de deficiência, integrada pelos seus utentes, pais, familiares, amigos, técnicos, auxiliares, e desenvolve a sua acção prioritariamente no concelho de Vila Nova de Famalicão.

 

Principais objectivos:

  • Apoiar a criança, jovem ou adulto portador de deficiência;

  • Defender a reabilitação e a integração da criança, jovem ou adulto com deficiência através do desenvolvimento máximo das suas potencialidades;

  • Contribuir para a formação global do indivíduo;

  • Promover a integração social;

  • Sensibilizar a opinião pública para as problemáticas das deficiências e sua prevenção;

  • Desenvolver actividades de Recreação e Desporto;

  • Apoiar e orientar as famílias;

  • Fomentar a formação do pessoal técnico e auxiliar

 


29
Jan 14

 

A A.I.P.I.C.A. – Associação de Iniciativas Populares para a Infância do Concelho de Almada, surge no âmbito do Secretariado das Iniciativas Populares para a Infância (SIPI), criado em 1975 a partir do movimento popular pós 25 de Abril.
Constituída em 5 de Novembro de 1977, a A.I.P.I.C.A. é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de âmbito local e duração ilimitada. Rege-se por Estatutos próprios, aprovados pelo 2º Cartório da Secretaria Notarial de Vila Franca de Xira e publicados em Diário da República a 23 de Março, nº 69, III Série de 1978.
Para dar cumprimento à sua natureza jurídica, a A.I.P.I.C.A. em 8 de Agosto de 1980, registou-se como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) na Direcção Geral da Secretaria Social sob a tutela do Ministério do Emprego e Segurança Social, na Secretaria de Estado da Segurança Social, com o número 28179.
A A.I.P.I.C.A. tem por Missão contribuir para a promoção social da infância, apoiando as famílias na educação das crianças do concelho de Almada, promovendo o seu desenvolvimento integral através de uma oferta de qualidade e diversidade, proporcionada por profissionais qualificados e com formação contínua.

publicado por Fátima às 11:20
tags: ,

23
Jan 14

 

A AMIGO FIEL é uma associação que foi criada em Abril de 2001 por um grupo de amigos dos animais que sofriam perante a impotência de ver animais abandonados a deambular pelas ruas de Bombarral com fome, frio e doentes! Assim foi construído um refúgio provisório onde estes mesmos animais são alimentados, tratados e acarinhados até conhecerem nova família que os adopte!

publicado por Fátima às 11:17

 

 

Com origem na APPACDM de âmbito nacional, a APPACDM de Braga, Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, surgiu como resposta às dificuldades sentidas por um grupo de pais de crianças/jovens com Deficiência Intelectual, liderado pela determinação, persistência e vontade do Comendador Félix Augusto Ribeiro. Constituiu-se a 03 de Maio de 1974, como 12ª Delegação e tendo como madrinhas a psiquiatra Dra. Alice de Mello Tavares e a Enfermeira Odete Dumont.

Ao longo do seu percurso, a APPACDM de Braga vem sendo dinamizada por pais e amigos das pessoas com deficiência intelectual, contando com um número de 533 associados, sempre com o propósito de procurar soluções para os desafios e dificuldades inerentes à Missão Institucional, assumindo como objectivos primordiais:

  • Promover a integração na sociedade, da pessoa com deficiência intelectual, no respeito pelos princípios da Normalização, Individualização e Qualidade de Vida e o equilíbrio das famílias da pessoa com deficiência intelectual.
  • Sensibilizar e co-responsabilizar a sociedade e o Estado nas suas várias formas, no papel que lhes cabe na resolução dos problemas da pessoa com deficiência intelectual e respetiva família.
  • Defender e promover os reais interesses e satisfação das necessidades da pessoa com deficiência intelectual nas Instituições, no Trabalho, no Lar e na Sociedade, tendo como princípios básicos:
    • Partilhar lugares comuns;
    • Fazer escolhas;
    • Desenvolver capacidades;
    • Ser tratado com respeito e ter um papel socialmente valorizado;
    • Crescer nas relações.
  • Sensibilizar pais e famílias, motivando-os para a defesa dos direitos dos seus familiares e apetrechando-os para a assunção das responsabilidades que lhes cabem, na condução de uma perspetiva de educação permanente na escola e na família.
  • Defender e promover a necessária adequação da legislação portuguesa e comunitária no sentido de serem reconhecidos e respeitados os direitos e deveres da pessoa com deficiência intelectual.
  • Promover atividades de formação interna e externa a todos os colaboradores, de uma forma sistemática de acordo com as necessidades manifestadas e tendo em vista a qualidade do atendimento a prestar.

A APPACDM de Braga revê-se como uma Instituição com papel cativo na satisfação das necessidades e expectativas reais das Pessoas com Deficiência Intelectual, empenhando-se no desenvolvimento de ações e disponibilizando Serviços nos domínios educacional, social, ocupacional e residencial, direcionados para o apoio e promoção do desenvolvimento e Qualidade de Vida da pessoa com Deficiência Intelectual, em estreita relação com as suas famílias, Sistema Social e Sistema Educativo.

publicado por Fátima às 10:55

20
Jan 14

 

O Centro Social Paroquial dos Pousos (Leiria) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, como se disse, iniciou a sua actividade a 7 de Novembro de 1983 com as valências de Creche e jardim de Infância. Em 1996 surgiu o ATL e em l de Outubro de 1999 iniciou-se o Serviço de Apoio Domiciliário. Em 2007 iniciou o centro de convívio para idosos. Actualmente dispõe de uma capacidade para 140 crianças.

publicado por Fátima às 17:17

17
Jan 14

 

A CERCIVAR - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Ovar, nasceu no ano de 1976 mercê da vontade de um grupo de pais e encarregados de educação de crianças e jovens com deficiência. Dedicou-se durante os primeiros anos ao apoio de crianças e jovens apenas como Escola de Ensino Especial.
A missão da Cercivar consiste em apoiar a participação e a (re)integração na vida social e profissional de pessoas mais desfavorecidas, nomeadamente indivíduos portadores de deficiência e/ou incapacidade, promovendo o exercício pleno da sua cidadania através de um conjunto integrado de acções e serviços personalizados e de valor.
publicado por Fátima às 11:48
tags: ,

10
Jan 14

A "PETit" alia-se à Causa Animal! Aqui encontra Iniciativas e Produtos SOLIDÁRIOS, cujo valor (total ou parte) reverte para apoiar várias Associações.
A "PETit" é uma Marca pertencente à Empresa +CorAcção - Actividades Sociais, Lda. que, ao unir-se a todos Aqueles que lutam em prol do bem estar de todos os Animais, pretende reunir, nesta sua página, toda a informação possível do que se vai fazendo por todo o País, tendo como objectivo dar a conhecer as variadas iniciativas contribuindo, deste modo, com a divulgação de eventos que têm como fim aumentar o valor angariado para as várias Associações e Projectos que tanto necessitam para cumprir a sua Missão!
A PETit, além de divulgar iniciativas e eventos de angariação de fundos, procura promover um espaço para a divulgação dos seus Produtos, também eles SOLIDÁRIOS. 
Encoraja, portanto, a COMPRA SOLIDÁRIA através dos vários Artigos da própria MARCA e disponibiliza outros produtos, saudáveis e ecológicos, produzidos de forma ética e economicamente acessíveis. 
Periodicamente a PETit assume o compromisso de conduzir a Doação às Associações Protectoras de Animais parceiras.
A PETit deseja igualmente cumprir a missão de ocasionar as suas próprias Iniciativas ou Actividades, ao serviço da Informação, Sensibilização, Reflexão e Mobilização do Público, como forma de catalisar Acções de Mudança para um Mundo Melhor para Todos os Seres!!

Se quiser incluir a divulgação dos seus eventos solidários nesta página, poderá fazê-lo, publicando aqui directamente ou, se preferir, enviando para o mail petit.maiscoraccao@gmail.com
Vamos lá a fazer um "Gosto" na página do Facebook: 
https://www.facebook.com/PETit.maisCorAccao
 
publicado por Fátima às 10:59
tags:

27
Dez 13

 

A Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente – AFID foi criada no dia 14 de março de 1985 e declarada IPSS nº75 / 86 em 21 de abril de 1988.

Os primeiros anos de vida da Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente – AFID caracterizaram-se pelo desenvolvimento de ações de sensibilização para a problemática da Deficiência, a nível Local e Nacional, destacando-se a realização e participação em inúmeros seminários e colóquios, ações de sensibilização em escolas oficiais e privadas e em Instituições de Pessoas com Deficiência, no atual INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, no Conselho Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, Conselho Nacional de Família, etc...

Paralelamente a estas ações de sensibilização, que contínua a manter em desenvolvimento, a Associação foi efetuando ações de informação, formação e de apoio aos Pais, em várias regiões do País, com maior incidência na área da Grande Lisboa; e realizando reuniões com algumas Comissões Parlamentares, no sentido de transmitir e sensibilizar os Deputados para os problemas que estavam a ser apresentados pelos Pais, Educadores, Professores e Pessoas com Deficiência, sobre questões relacionadas com o Emprego, Segurança Social, Saúde, Educação, Taxas e Impostos.

Em 1992, e em virtude das crescentes solicitações das Famílias com quem trabalhava, surgiu a necessidade de criar um serviço de lhes desse apoio, principalmente às Famílias que apresentavam maiores problemas sociais, residentes na zona da Grande Lisboa, que foi denominado por “S.O.S. FAMÍLIAS DE DEFICIENTES”, com intervenção nas áreas de Atendimento, Apoio Domiciliário, Promoção de Residências Definitivas e Temporárias para Deficientes e Centros de Apoio Ocupacionais.

Atualmente a AFID, na sua globalidade, atende mais de 1.300 pessoas - Infância, Pessoas com Deficiência, Jovens, Adultos e Idosos - e para as quais trabalham diariamente cerca de 143 colaboradores.


05
Dez 13

 

É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

Prossegue os seus fins na área de protecção à infância e terceira idade, através das Respostas Sociais de Creche, Ensino Pré-Escolar, Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

É um espaço de partilha e de informação sobre infância, crescimento, educação, família, envelhecimento e afectos.

Neste momento está a decorrer uma “ feirinha de outono” onde, para além do habitual doce de abóbora confeccionadopelas pessoas do Centro, também vendem utilidades, peças de vestuário, artesanato, etc., proveniente de donativos que se traduzem deste modo em verba monetária para ajudar economicamente a Instituição.


publicado por Fátima às 10:19

29
Nov 13

 

O Centro Social e Cultural de Santa Beatriz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, canónica, que tem como missão exercer uma actividade socio-caritativa, mandatada pela Paróquia.
É expressão organizada da caridade da Igreja católica nestes bairros onde estãoinseridos.
Neste momento, funcionam três serviços, a saber: APOIO DOMICILIÁRIO; CENTRO DE DIA; SNACK DAR.

APOIO DOMICILIÁRIO, caracteriza-se por ser uma resposta social que presta cuidados individualizados no domicilio, a pessoas que não possam assegurar as necessidades básicas: higiene pessoal, refeições, tratamento de roupa, saúde.

O CENTRO DE DIA, destina-se a acolher pessoas, para convívio e partilha, apoio psicológico, refeições, almoço e lanche, saúde, lazer, manutenção física.

SNACK DAR, serviço que ajuda pessoas e famílias que precisam de bens de primeira necessidade, carne, peixe, cereais, roupa, calçado, renda de casa, medicamentos, equipamento doméstico, etc, de modo a garantir a sustentabilidade pessoal e da família, a pessoas que manifestamente necessitem deste apoio.


mais sobre mim
Lifecooler
Abril 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


Contador

contador gratis
subscrever feeds
pesquisar
 
tags

todas as tags

blogs SAPO